Projetos

 

Descrição sucinta dos projetos do departamento de Engenharia Civil separados por área de interesse.

 

ESTRUTURAS

1) Instrumentação de Armaduras para concreto armado : Finalizada a primeira etapa e aberta a segunda (1 vaga). Objetivando o desenvolvimento de montagem de instrumentação para análise dos experimentos emmodelos de concreto armado do próprio laboratório e futura prestação deserviços de instrumentação de estruturas;

2) Blocos em concreto sobre estacas: Objetiva ensaiar blocos de concreto sobre 4 estacas com a laje derea√ß√£o do laborat√≥rio, tamb√©m com base na tese de Mautoni (1972) citado empesquisas na USP de S√£o Carlos. Exige montagem da armadura e concretagem daspe√ßas, montagem do sistema de carga e an√°lise das deforma√ß√Ķes medidas: exigemais de um t√©cnico trabalhando na montagem do ensaio;

3) Programação de interface amigável para software de concreto armado do prof. Werner Mangold;

4) Análise de Modelos de pontes: (2 vagas) - construção de modelos de pontes em acrílico para ensaio no equipamento Autoinfluenciógrafo, para traçado de linhas de influência e avaliação de esforços em pontes reais.

 

FUNDA√á√ēES

1) Guia de aplicabilidade de m√©todos semiemp√≠ricos de capacidade de carga de estacasem solos brasileiros ‚Äď d√©cadas de 1980 a 1970. D√©cada de 1990 j√° aprovada. Objetiva uma tabula√ß√£o de informa√ß√Ķes de trabalhost√©cnicos de cada d√©cada sobre o tema, de modo a organiz√°-la para que facilite aconsulta de projetistas acerca de quais m√©todos s√£o mais indicados para cadatipo de solo e regi√£o brasileira;

2) Desenvolvimento de tanque de material fotoel√°stico para estudo do campo detens√Ķes de modelos de funda√ß√Ķes (2 vagas): tema em proposi√ß√£o em conjunto com o departamento de mec√Ęnica;

3) Manual prático para execução de ensaios triaxiais (2 vagas): tema em proposição;

4) Elabora√ß√£o de planilhas de c√°lculo de m√©todos de c√°lculo em funda√ß√Ķes;

 

5)  Desenvolvimento de método iterativo para análise de ensaios de prova de carga de estacas (1 vaga).

 

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

1) Ensaios de arrancamento em argamassas pré misturadas (três vagas): tema em proposição em conjunto com odepartamento de engenharia de materiais;

2) Estudo de m√©todos para preparo de amostras de cimento a serem analisadas no Microsc√≥pio Eletr√īnico de Varredura (1 vaga): tema em proposi√ß√£o em conjunto com o departamento de engenharia demateriais;

3) Estudoda aplicabilidade de uso do entulho reciclado para revestimento externo deedifica√ß√Ķes de baixa renda (2 vagas): tema em proposi√ß√£o;

 

CONSTRUÇÃO CIVIL

1) An√°lise de adequa√ß√£o de casa de pl√°stico reciclado √†s normas de desempenho de edifica√ß√Ķes (2 vagas): tema em proposi√ß√£o;

2) Análisede metodologia executiva de casa de plástico reciclado (2 vagas): tema emproposição;

ENGENHARIA DE TR√ĀFEGO

1) Tratamentode diversas intersec√ß√Ķes vi√°rias de S√£o Bernardo do Campo com uso de softwarede simula√ß√£o de Semaforiza√ß√£o (cinco vagas, sendo tr√™s alunas j√° selecionadas):em processo de elabora√ß√£o da proposta do projeto, em parceria com a Empresa Tranzum e uso dos softwares desimula√ß√£o Lisa+ e

 

TRANSPORTE P√öBLICO

1) Dimensionamento de equipamentos p√ļblicos (esta√ß√Ķes, terminais de √īnibus): A implanta√ß√£o de um terminal em √°rea urbana, atinge a quest√£o da urbaniza√ß√£o , da circula√ß√£o do meio ambiente, al√©m do transporte. Pode ser oferecido √†s prefeituras este tipo de estudos, como pr√© funcionais, contendo os levantamentos iniciais, bem como localiza√ß√£o da √°rea e concep√ß√£o inicial do projeto.

2) MOBILIDADE URBANA: aspectos comparados entre BRT e VLT aplic√°veis a cidades do entorno paulistano, em termos econ√īmicos e sociais (abordagem te√≥rica e discuss√£o de estudo de caso)

TRANSPORTES DE CARGA / INFRAESTRUTURA

1) Dimensionamento de terminais intermodais: logistica de transporte de carga.

2) AEROPORTOS: problemas de impacto ambiental com foco no aeroporto de Praia Grande (abordagem teórica e com discussão de estudo de caso)

3) FERROVIAS: a prioridade de recursos para ferrovias convencionais como elemento mitigador do congestionamento urbano e rodoviário, visando minimização do "custo Brasil" (abordagem teórica plena)
 
4) RODOVIAS: o custo operacional veicular comparado em rodovias pedagiadas e concession√°rias no estado de S√£o Paulo (exige trabalho de campo mais intenso)

5) PORTOS: a import√Ęncia da mecaniza√ß√£o em portos nacionais para a evolu√ß√£o do com√©rcio internacional pr√≥-balan√ßa comercial brasileira.